quarta-feira, abril 29, 2009

BELFAST TERÁ RÉPLICA DO TITANIC?

Segue abaixo uma reportagem de 23 de outubro de 2005, do Jornal do Comércio de Recife, o recorte foi enviado pelo membro da comunidade do Titanic no Orkut, Geneci Manson. Eu acredito que este projeto foi cancelado, pois não há nada no projeto do Titanic Quarter, sobre a construção desta réplica. Clique aqui para baixar o recorte do jornal.



BELFAST TERÁ RÉPLICA DO TITANIC


Projeto – Maquete em tamanho real do transatlântico será montada no porto da principal cidade da Irlanda do Norte, onde o original construído.

Belfast, Irlanda do Norte - O Titanic estará de volta antes de 2012 em Belfast, cidade que viu nascer o navio há um século, sob a forma de uma maquete em tamanho real. O projeto faz parte de um ambicioso plano de regeneração do porto da cidade, com orçamento previsto de 1,4 bilhões de euros. O ministro britânico encarregado da Irlanda do Norte, Peter Hain, lançou oficialmente, na última terça-feira (18/10/2005), a primeira fase do projeto, que deve permitir a criação de 20 mil empregos nos próximos 15 anos.

Está prevista a construção, no porto de Belfast; de uma frente de marina de 1.600 metros, além da criação da Cidade do Titanic, um conjunto de edificações que cobrirá uma superfície de 80 hectares. Esse complexo incluirá 3.000 alojamentos, um pólo científico, empresas de serviços e lojas.

"A Cidade do Titanic contribuirá de uma maneira única com o rejuvenescimento e a revitalização do porto, preparando a Irlanda do Norte para um futuro mais próspero. Outra vantagem do projeto é a criação de vários empregos para a região", declarou Hain durante a coletiva de imprensa.

Os gigantescos portais amarelos do porto de Belfast, batizados Sansão e Golias, se abrirão no futuro para uma cidade onde a indústria terá deixado lugar à ciência, às tecnologias e as empresas de serviços.

Réplica - Ao lado dessa cidade, será erguida com materiais compostos uma réplica, em tamanho real, da lendária e trágica embarcação. "A maquete em tamanho natural do Titanic se transformará no coração de um projeto educativo e turístico sem precedentes para a cidade e para toda a Irlanda do Norte", espera o ministro britânico.

Ao pé da maquete do Titanic, será construído um palácio de congressos, que incluirá um centro de exposições e salas de conferências, galerias de arte, restaurantes temáticos e, obviamente, um hotel para atender os turistas do Titanic, A inauguração da Cidade do Titanic esta prevista para o mês de abril de 2012, por ocasião do primeiro centenário do naufrágio do navio.

O navio Titanic se chocou contra um iceberg no Atlântico Norte durante sua viagem inaugural, afundando na noite de 14 de abril de 1912. Apenas 711 dos 2.200 passageiros a bordo foram salvos. Os construtores do barco, convencidos de sua qualidade superior, consideraram desnecessário equipá-lo com um número suficiente de botes de salva-vidas. O naufrágio do "Titanic" é considerado até hoje uma das catástrofes mais importantes da história marítima.

Hervé Amoric - Agência France Presse

14 comentários:

Rodrigo disse...

No que depender da vontade dos Titânicos de plantão a maquete sai do papel em 2 tempos... Afinal todos desejamos algo de GRANDIOSO em nome do Titanic... 2012 promete, de um modo ou de outro.

Abraço amigo!

Unknown disse...

mto legal a materia

pena q nada q prometem faser eles cumpreim

affffffffff ¬¬

Unknown disse...

mais uma ideia nao cumprida :(

Taylor Moreira Silva disse...

Interessante!!! Pena ser apenas maquete! Acho que deveriam investir na construção de um "Titanic 2" No mesmo tamanho, e copiando minuciosamente cada detalhe do majestoso navio original. Claro que, o "Novo Titanic" nao seria movido a carvão, como o naufragado em 1912, mas teria todas as tecnologias atuais, mas mantendo o estilo glamouroso do RMS TITANIC... Seria incrível!!! Viajar a bordo do Titanic, e mais do que emocionate, vê-lo finalmente chegar a Nova York. Um projeto ousado, mas que abalaria todo o planeta! Pena que essa ideia nao exista. Ja esse projeto citado hoje no post, é legal tbm! O problema é eles cumprirem o prometido né...
Abraços Alencar!!!

Unknown disse...

Ah, eu gostaria muito que construíssem um navio "réplica".
=))

Unknown disse...

Seria muito interessante se construido mesmo, mas não so por fora e sim por dentro tambem, uma replica fiel ao original.

Se James Cameron pode fazer, porque eles não podem???

=)

Gabriel disse...

Ah, eu gostaria muito que construíssem um navio "réplica". [2]

=D

carla disse...

Gente isso seria D+ afinal ele merece

Mas mudfando um pouco de assunto e verdade que titanic vai sair no cinema em 3D?

Mário Monteiro disse...

pessoal,deveriamos fazer uma mega-hiper-operação mundial,juntamos todos os titanicos do mundo,angariamos recursos e materiais e vamos nós mesmos construir esse titanic 2 de uma vez

Unknown disse...

Eu já ouvi falar que o MULTI MILIONÁRIO meu xara Deivid que me esqueci o sobrenome vai fazer a replica do TITANIC só que particular por dentro e por fora iguais ao verdadeiro ele ja possui as plantas e tem os direitos do mesmo há ele disse tambem que o TITANIC 2 ira vizitar todos os portos do mundo que possuirem estrutura para o TITANIC

espero que seja verdade pois esse é meu sonho!!!

lukas titan disse...

Essa ideia é bastante ousada e interessante é bom contruir um novo titanic, ou seja , o titanic 2. Eu acho que ele tem que se igual em tudo ,que ele seja o titanic original que voltouu.

Unknown disse...

Será que vai se concretizar?

Anônimo disse...

seria incrivel contruir outro titanic mas quem lidera alguem querer ir nele depois de saber da tragedia do primeiro!!!teria que ser varias pessoas com muita coragem!!!

Anônimo disse...

Amigo eu acredito que o titanic 2, que ja esta em contrução em absoluto sigilo em um estaleiro q segundo boatos é em Saint-Nazaire, França. o TITANIC só afundou por dois errinhos o primeiro foi por seu projetista q fez o leme muito pequeno para um "corpo" tao grande mais só foi descoberto esse erro pela arrogancia do senhor J. Bruce Ismay que mando q acionassem as ultimas 4 caldeiras com o aviso de gelo em maos tudo para ganhar manchetes e chegar muito antes do previsto em nova york, infelizmente ele teve a manchete, Bom o TITANIC 2 teve o leme modificado e os motores nao vao ser a vapor, talvez use energia hibrida, e o TITANIC 2 assim como o TITANIC tem um quebra gelo que suportaria o impacto na velocidade certa no mesmo iceberg q o afundou.E escreva o que eu digo na viagem inauguram muitos nao vao conseguir ir pois vai estar lotado é um sonho, imagine fazer uma viagem q foi interompida a 99 anos atras e agora como uma fenix atracara em nova york, vai ser lindo. abraços a todos