segunda-feira, dezembro 19, 2005

NA NOITE E NO GELO


“In Nacht und Eis” (Na Noite e no Gelo) é um filme alemão feito em 1912, contando a história do naufrágio do Titanic. Os efeitos especiais eram primitivos pelos padrões de hoje, mas eram maravilhosos naquele tempo. No filme um pequeno modelo de brinquedo bate em um iceberg numa pequena lagoa usada como cenário. A quantidade de detalhes contido no filme é de impressionar, tal como os foguetes disparados, dos passageiros que cantam hinos, das explosões nas fornalhas superaquecidas das caldeiras.
-
O filme foi produzido pelos estúdios “Continental Filme de Berlim”. Durante as gravações o Departamento do Corpo de Bombeiros de Berlim forneceu a água para o uso das cenas do naufrágio. Algumas cenas foram feitas em Hamburgo e outras cenas possivelmente a bordo do navio alemão Kaiserin Auguste Victoria, ancorado no porto, em Hamburgo. O filme “In Nacht und Eis” era três vezes maior do que o filme americano “Saved from the Titanic” produzido também em 1912.
-

Kaiserin Auguste Victoria - 1906

Em meados de 1914 o filme desapareceu, foi pensado que se havia perdido para sempre. Então em 1998, um colecionador alemão de filmes, realizou um leilão confidencial de sua coleção particular; para a surpresa geral, havia um exemplar desse filme. Algumas cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic, exibido pelo Canal Discovery Channel.
-
A grande noticia é que o filme esta previsto para ser lançado em DVD na Alemanha, em 2007. Agora, só nos resta esperar!!!

Olha ai Diego (
http://www.theshiptitanic.cjb.net/ ), você disse no post do dia 15, que seria bom ter um filme de 1912, pois bem, falta pouco pra isso acontecer, então, este post de hoje, eu dedico a você amigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alencar...Imagina só...um filme de 1912...Tudo de bom...
ótimo post...
Semana do léo...(não sei se vc vai gostar muito)...
Beijos

Anônimo disse...

Ola
d+++
vem logo 2007
qts novidades, vlw.