domingo, novembro 13, 2005

AÇÃO E AVENTURA: DESCUBRA O TITANIC

Você foi selecionado para participar de uma viagem de resgate dos restos naufragados do Titanic. Junte-se à equipe que vai fazer essa viagem incrível ao fundo do oceano. Descubra o local do naufrágio com a ajuda dos satélites de navegação. Mergulhe até o fundo do mar num submersível. Aprenda a história do Titanic. Descubra e resgate os tesouros do transatlântico. O Autor do Livro Eric Kentley é curador do Museu Marítimo Nacional de Londres. Em 1994, ele participou da expedição RMS Titanic / IFREMER aos restos do Titanic. O livro foi lançado em 1998 no Brasil pela Editora Globo. Título Original: Action Book: Discover the Titanic – Dorling Kindersley Limited, Londres, 1997.
-
O post de hoje foi feito em conjunto com o meu amigo Diego que é membro do blog TITANICFANS (www.titanicfans.blogspot.com) e dono do site THE SHIP TITANIC (www.theshiptitanic.cjb.net). Este livro é bem interessante, apesar de ter a classificação infanto-juvenil. Contém fotos e desenhos interessantes e o texto é bem fácil de entender. O livro é dividido em 3 etapas de descobrimento e em cada etapa há sempre alguns mistérios. Bom eu fiquei com a parte das etapas e o Diego com os mistérios. Espero que nossos visitantes aproveitem e aprovem esse trabalho em grupo. Para ver os mistérios relacionados no livro acesse o blog TITANICFANS.
-
ETAPA 01
A TRAVESSIA DO ATLÂNTICO - A malfadada viagem do Titanic começou em Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, uma quarta-feira. Depois de atracar em Cherbourg, na França, e em Queenstown, na Irlanda, o Titanic iniciou a travessia do Atlântico, com planos de chegar a Nova York daí a sete dias. Mas o navio naufragou na madrugada de 15 de abril. A bordo do Nadir, levaremos quatro dias e meio para chegar ao local onde o Titanic afundou.

BUSCA E DESCOBERTA - Estamos agora exatamente sobre o local onde se encontram os destroços do Titanic. Logo depois do naufrágio, começou-se a se falar na recuperação do navio. Mas mesmo que ele tivesse sido localizado na época, ainda não havia tecnologia para alcançá-lo. Os equipamentos necessários para a exploração do fundo do mar começaram a ser desenvolvidos apenas no final da década de 70. Foi aí que teve início de fato a busca do Titanic.
-
ETAPA 02
O SUBMARINO AMARELO - Logo que estivermos a bordo do Nautile, ele será levado para a popa do Nadir, onde um guindaste especialmente projetado vai levantá-lo e soltá-lo na água. O Nautile mergulhará 3.798m. Nossa descida levará uma hora e meia, mas depois dos primeiros minutos ficará muito escuro e não enxergaremos coisa alguma. Vá ao banheiro antes da partida, pois não vai ter outra oportunidade durante 11 horas!
-
OS DESTROÇOS DO TITANIC - No leito oceânico, o Nautile pousará a uma certa distância do navio naufragado para evitar qualquer possibilidade de danos. Acenderemos os holofotes e viajaremos pelo fundo do mar até você avistar o Titanic a partir de sua proa, que ficou encravada no solo. A área iluminada pelos holofotes não é muito grande, portanto você terá uma visão limitada. Deite-se, olhe pela vigia e prepare-se para começara excursão.
-
PALÁCIO FLUTUANTE - Enquanto percorremos a região dos destroços do navio, procure por sinais que mostrem como o Titanic era magnífico já em 1912. Bem no meio das ruínas está o que sobrou de amplas salas de jantar, luxuosos salões, elegantes cafés, bibliotecas, banhos turcos, uma piscina, um ginásio e uma barbearia. A cabine de alguns passageiros era mais confortável que sua própria casa!
-
FORÇA PROPULSORA - Agora sairemos da proa do Titanic e faremos uma viagem de 2,4 km até a popa. Nessa parte fica o coração do navio – as máquinas que o impeliam através da água. O Titanic tinha três hélices propulsoras, todas movidas a vapor. Quando você avistar uma das hélices, compreenderá como o Titanic era realmente enorme.
-
A GRANDE TRAGÉDIA - Dentro do Nautile, a temperatura caiu para 2°C, a mesma da água do mar, e talvez você esteja sentindo frio. Mas na noite de 14 de abril de 1912 a temperatura do mar era ainda menor - abaixo do ponto de congelamento. Não havia vento, o mar estava calmo e, embora a lua não fosse visível, o céu estava cheio de estrelas.
-
AFUNDANDO RÁPIDO! - Agora estamos próximos à área onde ficava o passadiço do Titanic. Ela era o centro do comando, onde o capitão e os oficiais manobravam o navio, determinavam a velocidade dos motores e traçavam seu curso. Imagine a cena que se deu no passadiço no momento em que o iceberg atingiu o navio e a água começou a entrar; o capitão e os oficiais tinham que decidir rapidamente o melhor procedimento a ser adotado.
-
MULHERES E CRIANÇAS - Tudo o que resta do convés dos botes salva-vidas são alguns turcos (colunas com ganchos para levantar e baixar objetos pesados) usados para baixar os barcos na noite do desastre. Este é um dos locais mais tristes nos destroços - o naufrágio do navio foi uma das piores tragédias marítimas porque não havia barcos salva-vidas para lodos. Mais de dois terços das pessoas a bordo morreram naquela noite trágica.
-
ETAPA 03
EXCURSÃO AO FUNDO DO MAR - Estamos nos aproximando da área dos detritos. Ao afundar, o Titanic partiu-se pela metade e uma quantidade enorme de objetos, grandes e pequenos, rolou para o fundo do oceano. Com o passar dos anos, alguns objetos desapareceram, outros apodreceram, mas alguns ainda estão perfeitos. Os fragmentos que restam permanecem espalhados pelo fundo do mar, ao sul da popa.
-
DE VOLTA AO NADIR - Já é hora de retomarmos à superfície. O Nautile vai soltar seus lastros - os sacos de aço granulado - e você começará a subir suavemente pela água. Uma hora e meia mais tarde, notará que a água vai ficando cada vez mais clara, até finalmente chegar à superfície. Lá, os objetos apanhados nos cestos já terão sido içados para bordo do Nadir e estarão prontos para serem catalogados e limpos.
-
A LENDA CONTINUA - Agora que você já retomou a terra firme e os objetos que recuperou foram preservados adequadamente, eles farão parte de uma exposição pública. Esta exposição vai contar a história do Titanic e seus passageiros, e também dará uma idéia de como era o mundo em 1912. O Titanic continua a fascinar a todos, e muitos livros, quadros, documentários e filmes a seu respeito têm sido produzidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alencar estou maravilhada com as etapas e os mistérios deste jogo...
Muitíssimo interessante...Parabéns!
Muito legal seu blog como sempre...
BEIJOS

Matheus Marquezin disse...

oi Alencar! como vc pode ver no seu álbum do orkut ''acervo Titanic-livros'' tem o livro descubra o Titanic certo?? então, eu comentei la q ele era meu único livro sobre o Titanic! vc pode me dar títulos de livros do Titanic para mim junto com o preço, para ver se meu pai pode comprar??