sábado, outubro 01, 2005

REFEITÓRIO E SALA PARA OS FUMANTES DA TERCEIRA CLASSE

O refeitório e a galeria da terceira classe ficavam ao lado dos depósitos, o que ressaltava o desejo que a White Star Line tinha de tornar agradável também a viagem dos passageiros de uma classe mais inferior. Para que isso fosse possível, a companhia oferecia-lhes ambientes amplos, com características nitidamente superiores às de outros navios.
-
O refeitório da terceira classe era simples, localizava-se na popa, a estibordo, e media 11,58 m de comprimento por 11 m de largura. Suas paredes eram pintadas de branco e enfeitadas com molduras de pinho entalhado; o mobiliário, de teca, resumia-se a mesas, cadeiras, poltronas e um piano, sempre à disposição dos passageiros.
-
Dois bares foram projetados: o primeiro no convés “D” e o segundo na popa do convés “C”, ao lado da sala par os fumantes da terceira classe. Ambos foram decorados ao estilo de um clássico pub inglês, com painéis de carvalho, bancos, cadeiras e mesas. A sala reservada aos fumantes da terceira classe ficava na área de bombordo e era bastante colhedora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, pelo que sei até hoje, o Titanic até para os emigrantes de terceira classe dava alguns luxos, alguns nunca tinham conhecido nas suas vidas uma privada, a segunda classe equivalia à primeira noutros navios... muito luxo mesmo.