quinta-feira, outubro 20, 2005

A HISTÓRICA VIAGEM DE ARCHIBALD GRACIE

O coronel Archibald Gracie IV era amigo de Isidor Straus e também estava instalado no convés C. A experiência adquirida por Straus durante a guerra de secessão aprofundara a amizade entre os dois.
-
Achibald ainda não tinha completado seis anos de idade quando seu pai fora morto na guerra civil, da qual Straus tinha, de alguma maneira, participado. A morte do pai marcou Gracie profundamente. Quando se tornou um homem adulto, passou a viver atormentado pelo desejo de conhecer mais a fundo seu progenitor, que morrera prematuramente; por essa razão, procurava conhecer pessoas que tivessem mantido algum contato com ele. Dessa busca interior, surgira a idéia de escrever um livro, A verdade sobre Chickamauga, publicado em 1912, depois de sete anos de trabalho.
-
NOTA: O Pai Archibald Gracie nasceu em 1832, pertencia a uma influente família do estado de Nova York. Estudou em Heidelberg, na Alemanha. Nos Estados Unidos, entrou para a academia militar de West Point. Ainda que em 1856 tivesse abandonado o uniforme militar para voltar à vida civil, não relutou em carregar novamente a divisa de capitão das tropas confederadas quando a guerra civil iniciou. Mostrou seu valor e ganhou várias promoções, até atingir o grau de general de brigada e, com esse título, participou da batalha de Chickamauga, uma das mais cruéis batalhas ocorridas entre as tropas do norte e do sul.

2 comentários:

Anônimo disse...

Archibald Gracie que conhecemos do Titanic nasceu em 17 de janeiro de 1859, o seu pai com o mesmo nome é que nasceu em 1832 e faleceu em 1864 fica a rectificação do blog irmão TitanicFans

Anônimo disse...

Obrigado TITANICFANS. Foi um erro ao montar o post. Alteração feita.